quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Como livrar seus animais dos carrapatos!

A infestação de carrapatos no cão, além de causar um incômodo muito grande ao animal pela coceira que provoca reação alérgica, pode causar anemia e transmitir doenças. Por isso, o controle do carrapato deve ser constante e qualquer sinal de apatia, febre, falta de apetite e mucosas gengivas ou conjuntiva pálidas em cães que costumam ter carrapatos, é motivo de uma visita ao veterinário e um exame de sangue, para detecção de doenças a tempo de serem tratadas.

Não arranque o carrapato simplesmente puxando-o, pois isso pode deixar uma parte dele na pele do animal e infeccionar o local. Utilize algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato. Ele ficará entorpecido, o que facilita sua retirada.

Combata os carrapatos com banhos carrapaticidas, em casos de grande infestação, repetir os banhos a cada 15 dias, aplicação de produtos carrapaticidas de longa duração, aplique carrapaticidas também nos ambientes em que os animais costumam ficar e jardim a cada 15 dias, mudando de produto carrapaticida a cada 3 aplicações para que os carrapatos não desenvolvam resistência ao tratamento.

Um comentário:

  1. muito interessante a explicacao pois agora vou tomar mais cuidados ao tratar minha cadela

    ResponderExcluir